Nata de cimento: opção para diminuir a sobrecarga em estruturas

Nata de cimento pode ser encontrada na parcela mais fluida do concreto ou obtida por meio da mistura de cimento, água e, eventualmente, produtos químicos.

Desse modo, esse produto pode ser classificado como uma parte do concreto ou como um produto final (muitas vezes empregado como aglomerante líquido para enchimentos leves de estruturas ou como impermeabilizante).

Para que serve a nata de cimento?

A grande demanda por inovações e redução de custos, motivada pela forte concorrência no setor de construção civil, fez com que novas soluções surgissem para atender a tais solicitações.

E, nesse sentido, nada mais engenhoso que reduzir a quantidade final de materiais utilizados, substituindo alguns deles por outros mais leves e igualmente eficientes, de modo a garantir a economia de custos.

A nata de cimento vem demonstrando ótimas características para suprir essa nova demanda. Veja alguns exemplos de aplicações do produto.

Diminuição da carga sobre a estrutura

A sobrecarga em estruturas é uma das principais causas de problemas relacionados à construção civil, podendo gerar danos físicos e mecânicos (aparecimento de trincas e fissuras), estéticos (mudança de cor e tonalidade) e químicos (decomposição) a todo o tipo de obra.

Portanto, para evitar qualquer tipo de desconforto, tanto na hora de construir, quanto na manutenção de prédios e casas, é extremamente importante utilizar soluções que garantam leveza à estrutura.

O emprego de argila expandida ou de escória, associadas à nata de cimento, auxilia na diminuição dessas sobrecargas gravitacionais permanentes em diversos tipos de estruturas.

Nesse caso, a dica é utilizar a nata de cimento com a argila expandida, principalmente para enchimentos, nivelamentos de pisos e nos casos em que um melhor isolamento térmico e/ou acústico é desejado.

Soluções como esta garantem uma boa redução de custos para a obra durante toda sua vida útil, além de proporcionar ambientes mais confortáveis, com menos ruído e sem muita variação de temperatura.

Alternativa estética para acabamentos

A nata de cimento pode igualmente ser utilizada como uma alternativa estética para pisos de ambientes fechados e abertos. A técnica, popularmente conhecida como cimento queimado, utiliza-se da nata para fornecer um aspecto mais rústico e moderno para algumas obras.

Sendo de fácil aplicação e de baixo custo, atualmente essa alternativa de acabamento tem sido amplamente aproveitada por engenheiros e arquitetos, revelando-se como uma das novas tendências do setor de construção civil.

Aplicações estruturais

Sendo uma parte proveniente do concreto, a nata de cimento ajuda a diminuir a porosidade, evitando o seu enfraquecimento e o posterior surgimento de nichos de concretagem (falhas ou vazios na estrutura de concreto).

Ela também é utilizada em aplicações de preenchimento de bainhas e dutos de armadura de protensão, com o objetivo de proteger a armadura contra a corrosão e de garantir a aderência posterior ao concreto da peça.

Outra aplicação interessante da nata de cimento é a de impermeabilizante. Empregada como preenchimento de fissuras e de descontinuidades, a nata pode ser uma boa opção para evitar infiltrações em rochas de fundação das barragens (usinas hidrelétricas) de solo e/ou de concreto.

Além de garantir o efeito impermeabilizante, a nata ainda melhora a compacidade das rochas, resultando em uma melhora da resistência mecânica do conjunto como um todo.

Onde encontrar a nata de cimento?

Apesar de ser uma parte do concreto, a nata de cimento pode ser comercializada separadamente.

Essa opção é mais empregada em aplicações de médio e grande porte, como em construções e reformas de edifícios, ambientes comerciais e indústrias, nas quais existe um maior rigor quanto a qualidade e controle do produto.

 

Conheça nossos serviços! Entre em contato!

 

Fonte: simcon.com.br

Rolar para cima