Manutenção predial: conheça os principais serviços

Você já ouviu falar em manutenção predial? Esse serviço é fundamental para garantir a segurança na estrutura dos empreendimentos, sejam eles comerciais ou residenciais, pois nem sempre o estado que o prédio apresenta na superfície reflete suas condições reais.

Somente com o auxílio de uma equipe especializada é possível identificar potenciais problemas e, a partir disso, tomar medidas preventivas ou de urgência para garantir que os danos prediais não sejam permanentes, nem que eles se espalhem por toda a construção.

Esse tipo de manutenção traz vários benefícios para o imóvel, entre eles estão a valorização do patrimônio, pois garantimos que o bem está estruturalmente novo, além de mais seguro, uma vez que ele é constantemente inspecionado. Outro fator que vale ressaltar é o prolongamento da vida útil das edificações, que é uma consequência direta da periodicidade de manutenções realizadas nos prédios.

Como identificar que tipo de manutenção predial deve ser realizado? 

Manutenção predial: conheça os principais tipos e quais são os serviços prestados.

Existe uma série de serviços ligados à manutenção de um prédio. Para saber qual será a mais indicada no seu caso, é importante que a equipe realize um diagnóstico e aponte o que deverá ser feito na contenção dos eventuais problemas.

Entre os principais tipos de manutenção que podem ser realizadas, estão:

  • Revitalização e manutenção da fachada;
  • Impermeabilização;
  • Recuperação estrutural;
  • Recuperação/Substituição de caixas de ar-condicionado;
  • Sistema de ancoragem com padrão ABNT.

A revitalização e manutenção da fachada são serviços que fazem a edificação reassumir a condição de quando recém construída. A manutenção, por exemplo, é realizada através de lavagem com jatos de alta pressão. Além disso, ela engloba a recuperação das juntas de dilatação e o rejuntamento total ou parcial da fachada. Ou seja, isso auxilia na valorização do patrimônio.

Impermeabilização

No caso da impermeabilização, o serviço é fundamental para manter a estrutura completamente segura, já que infiltrações podem se tornar problemas sérios. Nesses casos, as lajes e os reservatórios são os mais propensos ao surgimento das patologias.

Recuperações estruturais

As recuperações estruturais devem ser realizadas ao menor sinal de danos na estrutura do prédio. Ou seja, quando ocorrem agressões nas vigas, lajes, pilares, reservatórios, fachadas e também com o surgimento de fissuras.

Recuperação ou substituição de caixas de ar-condicionado

Também é uma forma de manutenção a recuperação ou substituição de caixas de ar-condicionado, com a revitalização da pintura, que ficam na área externa do edifício. A Construsenge realiza esses reparos, inclusive, nas estruturas de alumínio.

Sistema de ancoragem

No que diz respeito ao sistema de ancoragem, o serviço precisa ser completamente seguro. Para garantir que isso aconteça, é estabelecido o projeto terá Anotação de Responsabilidade Técnica (ART). Ele também deve seguir o padrão ABNT e a regulamentação dos bombeiros.

Conheça a Construsenge

Todos esses itens são respeitados pela Construsenge, que oferece não só o serviço de sistema de ancoragem, como os outros que foram citados nesse artigo.

Vale ressaltar que encontrar uma empresa com garantia de qualidade é fundamental para quem está pensando em investir em serviços de manutenção predial. Afinal, estamos falando de um tipo de trabalho que precisa ser realizado com seriedade, uma vez que envolve a estrutura de edificações.

Rolar para cima