Cuidados essenciais para uma boa pintura predial

Se você é arquiteto, engenheiro, síndico em condomínio ou tem qualquer atividade correlata a destes profissionais já deve saber que existem alguns cuidados a serem tomados ao se contratar uma pintura predial.

Mesmo assim, vamos dar algumas dicas preciosas sobre este tema, dada sua grande importância.

 

A pintura predial envolve grande mobilização, principalmente quando falamos em condomínios. E mesmo em prédios menores, trata-se de uma obra trabalhosa e cheia de detalhes.

Afinal, o investimento financeiro e o tempo utilizado precisam valer a pena para que não haja necessidade do serviço ser refeito no curto prazo.

 

Veja, agora, os cuidados essenciais para uma boa pintura predial

 

Escolhendo a cor 

Este parece um detalhe bobo, mas não é. Saiba que há condomínios que não permitem alteração na cor original da fachada. Neste caso, será preciso realizar uma assembleia para aprovar a mudança.

Feito isso, é hora de escolher a cor, levando em conta a estética e, também, a durabilidade.

Certifique-se que a cor de preferência da maioria esteja presente nos catálogos atualizados do fornecedor de tinta que você pretende contratar. Isso evita o vai e vem de votações e decisões.

Tome o cuidado, também, de pedir uma simulação digital antes da aplicação da pintura predial. Isso e o teste prático na superfície garantem que o prédio realmente fique na cor que estão imaginando.

 

Prefira as melhores tintas

Você sabia que as tintas mais recomendadas para a pintura predial são as chamadas premium? Estas oferecem maior resistência e, portanto, mais durabilidade, além de proteger a edificação das intempéries, como chuvas, umidade do ar, ventos fortes, etc.

Dificilmente, este tipo de tinta apresenta divergências de lotes. Porém, se isso ocorrer, o fabricante deve ser acionado para custear a perda de material e a mão de obra necessária para repetição da pintura.

 

Uma cabeça nem sempre pensa melhor do que muitas

Às vezes, o profissional responsável pela pintura predial tem a tentação de decidir sozinho pela cor e pela qualidade das tintas. Mas este é um grande erro.

Nada como contar com o auxílio de um comitê específico para este fim.

Reúna neste grupo os prestadores dos serviços, um ou mais moradores, um conselheiro e o síndico. Assim, as decisões serão conjuntas sobre quais as cores que mais têm potencial para camuflar melhor as sujeiras e manchas.

E para apontar possíveis combinações de tonalidades, além de trocar experiências obtidas em obras similares, quanto a acabamentos, por exemplo.

 

Contrate uma empresa séria e conceituada pra fazer a pintura predial

Todo cuidado é pouco na hora de decidir quem vai fazer a pintura predial. Para o trabalho sair bem feito a um preço justo é crucial que você escolha uma empresa qualificada e com os profissionais devidamente treinados para o serviço ser nota 10.

Sempre levante três ou quatro empresas que realizam este tipo de obra na sua região. Ao fazer contato, já passe as especificações técnicas do empreendimento para realização de orçamento. Assim, você pode comparar preços versus escopo de trabalho.

Não se esqueça de se certificar se a empresa é registrada nos órgãos responsáveis.

 

Segurança em primeiro lugar

A pintura predial exige diversos funcionários habilitados. E a total segurança deles deve ser prioridade na decisão de quem contratar. Eles estarão fazendo trabalho em altura, o que por si só já oferece risco à atividade.

Todos eles devem seguir a legislação ao que se refere ao uso dos EPIs, equipamentos de segurança individual. Todos os funcionários foram capacitados para a função? Receberam treinamento de segurança? Veja, ainda, se as demais condições de segurança serão seguidas à risca pelo prestador do serviço.

 

Se todos estes aspectos forem respeitados, a pintura predial seguirá sem acidentes de percurso!

 

Conheça nossos serviços! Entre em contato!

 

Fonte: fibersals.com.br

Rolar para cima