Ancoragem para construção civil

Um sistema pessoal de proteção contra quedas é tão forte quanto seus componentes. Neste contexto, selecionar um ponto de ancoragem para construção civil apropriado para as necessidades em questão e proteger os trabalhadores contra riscos de queda é imprescindível. Assim, a Associação Brasileira de Normas Técnicas, ABNT, determina parâmetros de segurança para os sistemas de ancoragem para construção civil , por meio da Norma Regulamentadora 18.

Deste modo, o primeiro passo para garantir a escolha de olhais de ancoragem para construção civil realmente seguros, é verificar se acatam à norma referida e se adequam a todas as exigências que determina. Além disso, é importante destacar que os empregadores são responsabilizados pela segurança de seus operários, o que cabe sanção legal quando não forem empregados olhais de ancoragem para construção civil adequados.

ESPECIFICIDADES DA ESCOLHA DE ANCORAGEM PARA CONSTRUÇÃO CIVIL

Ao escolher um ponto de ancoragem para construção civil , optar pelos materiais mais fortes é uma boa regra. Neste contexto, selecionar um olhal de ancoragem em aço é sempre preferível. Isso ocorre em função das propriedades deste material, que oferece uma prolongada vida útil por ser extremamente forte, resistente às condições do tempo e à corrosão, de forma a aumentar a segurança do dispositivo e o custo-benefício em sua aquisição.

Também é importante observar que os pontos de ancoragem para construção civil devem ser estritamente desenvolvidos para esta função, de forma que não se deve improvisar ou utilizar outros sistemas como ancoragem, por exemplo: guarda-corpos padrão, escadas ou degraus, andaimes, luminárias, dutos ou canos de ventilação, vergalhões, colunas, aberturas, etc. Para maximizar a segurança nas estruturas, o ideal é optar por fabricantes de sistemas pessoais de proteção contra quedas que podem auxiliar na seleção dos produtos mais adequados e tirar dúvidas.

 

Quer saber mais sobre Ancoragem? Entre em contato conosco e teremos o prazer em ajudá-lo!

 

Fonte: carvid.com.br

Rolar para cima