Como resolver o Reforço Estrutural em um prédio?

A falta ou até a demora das ações para reparar as estruturas comprometidas do prédio podem resultar em diversos problemas, como acidentes e colapsos, fazendo com que o síndico do condomínio seja responsabilizado civil e criminalmente.

Lidar com ocorrências de fissuras e rachaduras no prédio do condomínio não é uma tarefa simples, rápida e fácil para nenhum síndico. Além de ser uma grande dor de cabeça, postergar o reparo pode ocasionar problemas mais sérios.

Se o defeito for superficial e não envolver a estrutura de concreto, pequenos reparos já são suficientes para resolver. Porém, quando a estrutura de concreto armado do edifício é comprometida e tem seu desempenho e durabilidade afetados, é necessário fazer um reforço estrutural.

Não se desespere, não é o fim do mundo

Essas situações acontecem e como você vai lidar com isso é o mais importante. O primeiro passo é não ignorar o problema e procurar ajuda profissional para resolver a situação o quanto antes. Continue lendo este artigo! Nós vamos ajudar você a resolver o problema de estruturas do seu prédio.

O que NÃO FAZER para resolver problema estrutural no edifício

Na tentativa de solucionar o problema o mais rápido possível para não gerar transtorno para os moradores e evitar mais gastos, alguns síndicos acabam tomando algumas atitudes que, além de serem perigosas, não vão resolver – e o pior, podem agravar a situação. Confira o que você não deve fazer para solucionar um problema de reforço estrutural no seu prédio:

  • Tentar resolver você mesmo 

Além de desperdiçar dinheiro e tempo com técnicas e materiais inadequados, você acaba isentando da culpa o responsável pela edificação e, ainda, corre o risco de agravar mais o problema e ter que gastar mais para resolvê-lo.

  • Acreditar em diagnósticos à base do “achômetro” 

Existem muitos profissionais no mercado, até mesmo engenheiros, sem experiência e sem conhecimento em estruturas. Eles acabam oferecendo soluções inadequadas, que não são tão simples quanto possam parecer e podem piorar o problema, ou até criar outro. Isso, porque essas “soluções” não vão resolver, apenas vão maquiar a situação.

Como fazer reforço estrutural em prédio do JEITO CERTO

Para recuperar qualquer estrutura, seja de concreto armado ou metálica, é necessário contratar um profissional engenheiro civil especializado em estruturas, para elaborar um Laudo Técnico Estrutural, que é composto pelas seguintes etapas:

  • Avaliação da história do edifício (data da construção, se existem projetos, se já passou por algum tipo de intervenção, etc.);
  • Análise visual da estrutura;
  • Identificação de patologias visíveis;
  • Identificação das prováveis causas do problema;
  • Prescrição e realização de ensaios destrutivos e/ou não destrutivos para cada tipo de patologia identificada.

Além de fornecer as causas e as suas soluções para o problema, este Laudo Técnico ainda inclui uma previsão dos custos para realizar a recuperação.

Garantia de segurança na estrutura

Por meio de técnicas e materiais específicos, a recuperação/reforço estrutural restitui as condições originais da estrutura, e permite que o prédio continue sendo usado atendendo todas as necessidades dos moradores, evitando que você tenha maiores problemas no futuro.

Quando ignorado, o que era pequeno pode evoluir para um desastre. Não corra esse risco!

Síndico, os riscos de multa é o menor dos problemas que você pode ter ao deixar para resolver depois uma rachadura estrutural. Ao negligenciar um problema como esse, você põe em risco a vida dos moradores e poderá responder criminalmente por isso. Além disso, o edifício pode sofrer com:

  • Interdição do local

Se denunciado, os órgãos de fiscalização podem avaliar e decidir interditar. Além de gerar transtornos para você, o prédio vai ficar com uma imagem de inseguro e famílias inteiras podem ser impedidas de entrar em seus lares até que o problema seja resolvido.

  • Desabamento da estrutura

Em alguns casos, quando o problema evoluiu e os órgãos responsáveis não conseguiram fiscalizar a tempo, a estrutura do edifício pode não suportar a rotina do dia a dia e desabar. Uma tragédia que pode gerar vítimas fatais e processos de indenização para o síndico.

  • Desvalorização

Imagine que um apartamento ou sala está à venda no seu prédio, e alguns interessados foram visitar. Viram algumas trincas e rachaduras que fizeram com que eles mudassem de ideia e perdessem o interesse. Além de esteticamente ser feio e passar a impressão de que o local é inseguro, esses detalhes fazem com o que o valor de mercado das unidades caia.

Entendeu como reforço estrutural é importante para o seu imóvel? O reforço aumenta a capacidade de resistência do edifício, porque recupera diretamente os principais elementos estruturais: vigas, pilares e lajes.

Como escolher uma empresa de reforço estrutural para o seu prédio?

Nunca confie esse trabalho a qualquer profissional, essa decisão precisa ser muito bem pensada e pesquisada. Para ajudar, separamos algumas dicas do que você, síndico, deve avaliar na hora de contratar os serviços de uma empresa ou engenheiro de estruturas, para evitar transtornos no futuro e garantir um bom serviço. Confira:

  • Certifique-se de que o profissional possua registro ativo no CREA;
  • Avalie há quanto tempo está no mercado;
  • Cheque se possui experiência na área;
  • Analise os projetos de recuperação em que já trabalhou;
  • Peça indicação do Conselho Regional de Engenharia da sua cidade.

 

Qual o valor para fazer um reforço estrutural em um prédio?

Não existe uma média de valor que você irá precisar investir para fazer a recuperação. Tudo irá depender da quantidade, complexidade e intensidade do problema, do que é preciso ser feito para resolvê-lo e do profissional contratado. Por isso, é muito importante escolher o parceiro certo para fazer o reforço com qualidade e segurança e, assim, evitar gastos indesejados e exorbitantes.

Agora que você já sabe como realizar o reforço estrutural no seu prédio, é hora de arregaçar as mangas e escolher o profissional ou empresa responsável para corrigir os problemas estruturais.

 

Quer saber mais sobre? Entre em contato conosco e teremos o prazer em ajudá-lo!

 

Fonte: simcon

Rolar para cima