Curiosidade: a arquitetura das pirâmides do Egito

Existem mais de 100 pirâmides no Egito hoje. Sabia?

Aqui estão 11 pirâmides das quais você talvez nunca tenha ouvido falar, todas com arquitetura peculiar e realmente valendo a pena você conhecer.

As Pirâmides de Gizé são as três maiores e mais bem preservadas pirâmides do Egito hoje, mas isso não significa que sejam as únicas.

Grandes Pirâmides de Gizé - A arquitetura das pirâmides do Egito

 

A pirâmide de degraus

Também conhecida como Djoser, esta pirâmide tem 197 pés de altura e fazia parte de um grande complexo mortuário. A Pirâmide de Djoser é a pirâmide intacta mais antiga do mundo hoje construída entre 2.630 e 2.611 aC no Egito.

A pirâmide foi projetada para ter 6 camadas com um teto plano, por isso é chamada de Pirâmide de ‘Degraus’, também conhecida em árabe como ‘Mastaba’.

O interior de Djoser tem câmaras funerárias feitas para o faraó e suas 11 filhas. É uma série de túneis concebidos para evitar roubos. Devido a isso, a pirâmide se deteriorou e pode até entrar em colapso.

Embora os visitantes não tenham permissão para entrar na pirâmide, eles podem ver e tirar fotos.

pirâmides de degraus - A arquitetura das pirâmides do Egito

 

A Pirâmide Torta

A primeira das três pirâmides de Dahshur; Pirâmide Torta de Sneferu. As Pirâmides Dahshur são o que proporcionou aos egípcios a experiência de aprendizagem de como fazer a transição das pirâmides de degraus para as pirâmides de lados lisos.

As pirâmides de Dahshur não estão longe das pirâmides de Gizé e Saqqara. A Pirâmide Torta é a primeira das pirâmides lisas a ser construída, considerada malsucedida devido ao corte dos blocos usados ​​resultando no peso não ser distribuído corretamente fazendo com que o ângulo da pirâmide se desvie e ganhe o nome de “A Pirâmide Torta”

pirâmide torta - A arquitetura das pirâmides do Egito

 

A pirâmide vermelha

Aprendendo com seus erros, Sneferu ordenou a construção da segunda pirâmide de Dahshur; a Pirâmide Vermelha, também conhecida como Pirâmide Norte.

O sucesso da pirâmide independente atinge uma altura de 104 metros. As pedras de calcário vermelho usadas para construir a Pirâmide Vermelha são a razão por trás do nome. A Pirâmide Vermelha é a maior das três pirâmides principais da necrópole de Dahshur.

A pirâmide costumava ser revestida com calcário Tura branco, mas agora desapareceu, deixando a pirâmide com um tom avermelhado enferrujado. Foi a última tentativa de Sneferu de construir uma pirâmide verdadeira e, portanto, é considerada a primeira pirâmide verdadeira do mundo a ser construída com sucesso.

pirâmide vermelha - A arquitetura das pirâmides do Egito

 

A pirâmide negra

A última das pirâmides de Dahshur, construída sob o governo do rei Amenemhat II; a Pirâmide Negra. É óbvio que esta pirâmide não está bem preservada como as outras devido ao material utilizado para a sua construção: tijolos de barro em vez de pedra tradicional.

A pirâmide em ruínas vale a pena ver porque é o monumento mais imponente depois das duas pirâmides de Sneferu.

A Pirâmide Negra recebeu esse nome devido à aparência escura e decadente que possui. Acredita-se que a Pirâmide Negra foi a primeira no Egito destinada a abrigar o faraó e suas rainhas.

pirâmide negra - A arquitetura das pirâmides do Egito

 

Pirâmide Meidum

A segunda pirâmide mais antiga do Egito, depois da Pirâmide de Djoser. Esta pirâmide foi a primeira tentativa de Sneferu de construir uma pirâmide verdadeira, mas tendo falhado, ele continuou tentando até que a Pirâmide Vermelha fosse construída. O topo da Pirâmide Meidum entrou em colapso antes da conclusão.

Os arqueólogos acreditavam que o arquiteto modificou seu projeto no meio, o que mais tarde causou o colapso da estrutura.

A Pirâmide Meidum é agora conhecida como ‘Pirâmide colapsada’ ou “ElHaram ElKadab” em árabe, que significa “A Falsa Pirâmide”. Já não se parece com uma pirâmide e apenas 5 degraus sobreviveram.

pirâmide meidum - A arquitetura das pirâmides do Egito

 

Pirâmides de Fayoum

Se você estiver em Fayoum, não perca uma visita às Pirâmides de Fayoum; Hawara e El-Lahun. Poucas pessoas, incluindo egípcios, sabem que Fayoum é o lar de várias pirâmides.

Embora ambas as pirâmides tenham sido construídas por diferentes faraós em épocas diferentes, ambas foram feitas do mesmo material: tijolo de barro coberto com invólucro de calcário. Hawara foi construído em 1860 AB sob o governo do rei Amenemhat III, enquanto El-Lahun foi construído em 1897 aC sob o governo do rei Senusret II.

 

Pirâmides Abusir

O Niuserre, Neferirkaré, e Sahure pirâmides foram construídas durante a quinta dinastia: cerca de 4.500 anos atrás. Estas são consideradas as principais pirâmides de Abusir, embora seja o lar de 14 pirâmides.

Abusir está localizado ao sul de Saqqara e é um complexo mortuário dedicado a Osiris. Eles foram projetados após as Pirâmides de Gizé, mas com fundição de calcário de baixa qualidade, eles não ficaram bem ao longo dos anos.

Neferirkare Kakai foi projetado para ser uma pirâmide de degraus, embora agora, devido à sua destruição, tenha se desfeito no que parece ser uma pirâmide de face plana, enchendo os degraus com tijolos.

Sahure é um local bastante importante, embora possa se iluminar como uma pilha de entulho. O complexo ao qual pertence representa a fase final de um sistema que permaneceria inalterado por mais de 300 anos.

Niuserre completou os monumentos inacabados de seu pai, mãe e irmão antes de trabalhar em seu complexo de pirâmide. Ele escolheu construir a pirâmide entre Neferirkare e Sahure.

pirâmide egípcia - A arquitetura das pirâmides do Egito

 

Pirâmide de Unas

A Pirâmide de Unas é a primeira das pirâmides que contém o que chamamos de “Textos da Pirâmide”; feitiços e inscrições usados ​​para proteger o faraó em sua jornada entre este mundo e o outro.

Essas inscrições cobriam feitiços que protegiam o corpo do faraó, feitiços pedindo ajuda aos deuses e muito mais. Os textos da pirâmide na Pirâmide de Unas são os menores de todos os faraós. Eles pretendiam usar feitiços para guiar e proteger a alma do faraó.

A Pirâmide de Unas permanece eclipsada na sombra da Pirâmide de Djoser. Contendo 128 frases, possui grande importância devido aos seus preciosos documentos. Essas frases são encontradas nas paredes das câmaras subterrâneas da Pirâmide de Unas.

pirâmide de unas - A arquitetura das pirâmides do Egito

 

Todas essas pirâmides ao lado das Grandes Pirâmides de Gizé mostram a complexidade arquitetônica e os desafios para se construir naquela época. Ao mesmo tempo, revelam a arte e a grandiosidade que marcaram a história daquele país. Certifique-se de visitar essas pirâmides se você tiver a chance e, quem sabe aprender mais sobre a história do Egito Antigo.

Gostou do conteúdo? Acompanhe nosso blog !

 

Fonte: www.aarquiteta.com.br

Rolar para cima