Construsenge

Síndico de prédio: 5 erro para serem evitados

Ser um síndico de prédio, ao contrário do que alguns possam pensar, requer uma série de habilidades para lidar com os inúmeros processos necessários ao bom funcionamento dos empreendimentos.

E isso não envolve somente atividades administrativas, financeiras e contábeis. É necessário ter jogo de cintura para conseguir atender a diferentes necessidades e expectativas.

Além disso, é papel do profissional manter o clima harmônico e mediar possíveis conflitos entre moradores.

Conheça 5 erros de síndico de prédio que devem ser evitados

Pensando em auxiliar os síndicos para que a gestão condominial ocorra de forma tranquila, organizada e satisfatória, listamos 5 falhas que devem ser evitadas pelos profissionais. Veja quais são elas a seguir:

1. Falta de organização administrativa e financeira

Certamente muitos problemas de um síndico de prédio podem ser evitados se houver organização nas áreas administrativa e financeira. Um dos principais erros dos gestores está na falta de controle de prazos, gastos e vencimentos.

Como é de se imaginar, a desorganização pode trazer uma série de prejuízos, incluindo a insatisfação de condôminos, já que deve haver o máximo de transparência quando trata-se das finanças do empreendimento.

Porém, se nem mesmo o síndico consegue controlar os processos, como irá repassá-los da forma correta aos moradores?

2. Síndico autoritário

Um síndico autoritário, que não dá espaço para o debate, e aquele síndico que desrespeita o morador ao realizar uma série de ações – como contratar obras desnecessárias sem aprovação ou se relacionar com indiferença/falta de educação -, certamente não terá sucesso.

Para gerir um condomínio é fundamental ter a habilidade da comunicação e ser sempre educado e cordial, independente da situação que se apresente. Por mais que, muitas vezes, os condôminos possam estar equivocados, é importante lidar com a situação com calma e paciência.

Além disso, é muito importante estar aberto a ouvir opiniões sobre mudanças em processos, ideias para melhorias e outros assuntos que são de interesse coletivo e que um síndico autoritário acaba deixando de lado.

3. Desconhecimento das normas de condomínio

Um síndico de prédio, principalmente o que está no início da carreira, pode pecar por desconhecer as leis que regulam um condomínio. É necessário que o profissional estude o Código Civil, a Convenção do empreendimento e seu regulamento interno, para depois criar regras e normas. Assim certamente estará bem embasado e previne erros graves.

4. Síndico ausente

Além do síndico autoritário, o síndico ausente é outro perfil que incomoda. Embora algumas vezes o profissional não consiga estar presente em determinadas  situações, isso não o impede de ter interesse sobre o andamento dos processos para poder resolvê-los no momento conveniente.

Portanto, caso o síndico seja um morador com uma agenda cheia, por exemplo, é aconselhável criar estratégias que demonstrem atenção com as atividades condominiais e permitam que, mesmo não estando presente, realize uma boa gestão.

5. Falta de investimento em manutenção

A manutenção preventiva é essencial para garantir o funcionamento de todos os equipamentos e sistemas de um condomínio e evitar custos maiores com reparos de emergência.

Além disso, manter um condomínio bem conservado garante um ambiente agradável e a consequente satisfação de todos que nele residem. Portanto, é papel do síndico cuidar para que todos os elementos estruturais e estéticos estejam em ótimo estado de conservação.

Nesse sentido, é essencial contar com o auxílio de empresas experientes, que ofereçam soluções integradas de manutenção e revitalização da estrutura condominial.

A Construsenge, localizada em Recife, tem mais de 20 anos de experiência. Ela oferece uma série de serviços como:

  • Revitalização de fachada;
  • Recuperação estrutural;
  • Reformas e serviços de engenharia;
  • Impermeabilização;
  • muito mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *