Como a tecnologia está impactando a construção e arquitetura?

As evoluções nas áreas da tecnologia e do conhecimento de arquitetura e construção civil estão fazendo com que os projetos sejam planejados, arquitetados e produzidos com maior precisão, realismo, segurança, respeito por datas de obras e de um orçamento mais rígido e concreto.

Um caso evidente desse avanço na tecnologia, para benefício das áreas de projeção, planejamento e construção de edifícios, como fábricas ou prédios, são as representações 3D. Nesse momento, mais do que desenhos ou esboços, com programas avançados é possível replicar com precisão como uma determina área está sendo pensada e trabalhada.

A precisão é tal que o impacto em termos de redução de custos, erros ou falhas contextuais ou até o acesso à informação é enorme, ajudando muito que o projeto final possa ser cumprido dentro de prazos e orçamentos. Por isso mesmo, está existindo cada vez uma maior exigência dos profissionais se adaptarem rapidamente aos múltiplos recursos de qualidade que estão surgindo, incluindo plataformas que irão contribuir para uma conclusão de obra mais precisa, econômica e rápida.

Máquinas fazendo o trabalho dos humanos

Sem dúvida alguma que todos os passos acima referidos continuarão tendo um enorme impacto na área da arquitetura e construção, com o avançar da tecnologia nos próximos anos, como já se está verificando atualmente. Contudo, a tecnologia, incluindo a cada vez mais presente “Inteligência Artificial”, das máquinas, poderá fazer com que todos os trabalhos que comportem riscos para a saúde ou vida dos trabalhadores possam ser substituídos.

Ou seja, tudo o que fosse considerado “trabalho perigoso”, como acontece, por exemplo, na construção de pontes ou arranha-céus, ao invés de estarem os trabalhadores pendurados a centenas de metros do solo, seriam as máquinas quem fariam esse trabalhado, acabando por até conseguirem resultados mais precisos e imediatos.

Para além, a implementação de drones, que são tecnologias que estão sendo cada vez mais acessíveis e avançadas, iria permitir um maior controle de todo o projeto, ajudando também na projeção do mesmo. Isso, mais uma vez, sem que seja necessário colocar um trabalhador em riscos desnecessários.

 

Gostou das dicas? Acompanhe nosso blog e leia mais conteúdos interessantes!

 

Fonte: ecivilnet.com

Rolar para cima