Combate a incêndios: importância da segurança do trabalho e de manutenções preventivas

 

Incêndios nas indústrias podem e devem ser evitados. Através das Normas de Segurança do Trabalho e de Manutenção Preventiva, principalmente na parte elétrica, o combate a incêndios se tornou uma prática essencial para segurança estrutural da organização.

Quando ocorrem notícias de incêndios, é comum serem causados pela má gestão e irregularidade nas instalações e falta de vistoria nas estruturas. A sobrecarga em instalações elétricas é um dos causadores de incêndios mais comuns e ocorre com o superaquecimento de fios e sobrecarga nos quadros. Um planejamento adequado e manutenções preventivas regulares seriam capazes de evitar riscos potenciais.

Além da manutenção é importante ressaltar que todos os trabalhadores devem conhecer e obedecer às normas básicas de segurança contra incêndio e é dever da empresa prestadora de serviço promover orientações e capacitações, e também instrumentos de seguranças adequados.

Após a inspeção cotidiana de um profissional capacitado para a Manutenção Preventiva, a empresa deverá adequar a sua estrutura e planejamento para educar a cultura da organização a essas práticas com o intuito de prevenir problemas e garantir o máximo de segurança caso ocorra qualquer acidente. A estrutura de combate a incêndio é complexa e requer projeto prévio para entender o tipo de instalação de equipamentos de segurança serão utilizados, válvulas dilúvio e alarme, sprinklers, bicos de spray, bombas, hidrantes, entre outros itens necessários.

Com cuidados responsáveis e orientação de profissionais capacitados grandes crises podem ser prevenidas ou geridas.  A instalação correta de sistema de hidrantes, saídas de emergência, sistema de proteção de extintores de incêndio são premissas básicas de segurança que vão além da instalação: precisam de treinamento rotineiro para garantir sua perfeita funcionalidade.

Privilegiamos a segurança dos seus funcionários e elaboramos todo planejamento de prevenção a partir das Normas da Segurança do Trabalho. A NSG Engenharia oferece soluções adequadas às necessidades do seu negócio com serviço especialista e equipe técnica capacitada.

Listamos alguns pontos cruciais de Manutenção Preventiva para Combate a Incêndio que o seu negócio deve ter para prevenir esses acidentes em potenciais:

  • Manter as caixas de incêndio em perfeitas condições;
  • Revisar rotineiramente a instalação elétrica da empresa;
  • Garantir periodicamente a funcionalidade dos extintores;
  • Garantir que a estrutura tenha ventilação;
  • Evitar vazamento de gases inflamáveis;
  • Comunicar uma cultura de organização eficiente na prevenção de possíveis acidentes devido a irregularidades;
  • Realizar treinamentos de evacuação para gerir crises, se houver.

Conheça nossos serviços! Entre em contato!

Fonte: nsgengenharia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para cima