Quando vale a pena solucionar infiltrações de forma paliativa?

A infiltração em qualquer parte de uma construção, seja residencial ou comercial, deve ser combatida imediatamente na sua origem. Disso depende a eficácia de uma ação definitiva para não se ter dor de cabeça no futuro. Mas será que há situações nas quais compensa solucionar infiltrações de forma paliativa?

Quando se ataca o problema apenas na área afetada e não onde o problema acontece de fato, é comum a infiltração aparecer tempos depois, às vezes, com mais força. É preciso ir a fundo, fazendo um trabalho minucioso de detetive mesmo. Até encontrar o que está ocasionando as manchas e o bolor, por exemplo. E resolver o problema de forma eficaz.

Há, no entanto, situações em que uma solução paliativa resolve o problema. Isso não significa “varrer a infiltração pra baixo do tapete”, até porque o transtorno continuará lá.

Neste conteúdo, vamos detalhar os dois únicos casos em que é recomendado fazer um “remendo” na impermeabilização. Trata-se de uma aplicação localizada de impermeabilizante ou uma solução que você mesmo pode fazer até que possa contratar um profissional especializado.

Situações para tentar solucionar infiltrações de forma paliativa

1. A laje receberá uma nova construção

A laje é um elemento estrutural das edificações. E a infiltração é um dos principais problemas dessa estrutura essencial que coloca uma casa, um edifício ou um galpão em pé.

Por isso, precisa ser combatida o mais rapidamente possível sob pena de ocasionar manchas, bolor, descascamento do revestimento e da própria pintura.

Além disso, pode afetar até a própria segurança dos moradores por comprometer a sua função estrutural.

Sem dúvida, é fundamental que a impermeabilização das lajes seja completa e bem feita.

Há uma exceção. Quando a laje que vai receber uma nova construção está com uma infiltração, é possível fazer um reparo paliativo, já que a área não ficará exposta indefinidamente.

Neste caso específico, como será construído um novo andar na casa futuramente, por exemplo, não há impedimento para que se faça um “remendo” na impermeabilização. É, inclusive, o tipo de solução mais viável economicamente para estes casos.

2. Durante uma ocasião emergencial

Uma manhã você acorda e se depara com uma pequena mancha na parede do seu quarto. O que fazer se o orçamento do mês já está comprometido e não há espaço para contratar uma empresa especializada?

Em uma situação emergencial como a descrita acima, é possível fazer o reparo. Até que uma medida adequada possa ser tomada. O reparo paliativo pode ser empregado, e o “faça você mesmo” pode ser uma boa saída pra resolver o problema momentaneamente. Até que o morador consiga planejar a contratação de um serviço especializado pra fazer a impermeabilização definitiva.

Você mesmo pode remover a pintura, a massa corrida e a argamassa que estão danificadas. E isso deve ser feito até a altura de 30 centímetros acima da linha de umidade verificada na parede. Por fim, você aplica o produto impermeabilizante mais adequado para o local, reaplica a argamassa e a massa corrida e, por último, faz a pintura.

Custo x benefício

Nos demais casos, invista em serviços definitivos de impermeabilização. Porque quando você coloca na ponta do lápis, vê que vale a pena preferir uma solução de longo prazo. Fica mais barato, sem dúvida, do que gastar dinheiro todo ano em pequenos reparos ineficazes. Ou seja, não resolvem o problema da infiltração.

Não postergue a solução, porque você ganha duplamente: resolve o problema definitivamente e economiza.

Impermeabilização sem complicação

Você conhece o Sistema Fibersals? Trata-se de uma tecnologia de revestimento com poliéster flexível de alto desempenho. É aplicado diretamente sobre o piso ou superfície existente no local, sem a necessidade de quebrar, gerando um novo piso com espessura de 3mm a 5mm, já com acabamento. E a garantia é de 15 anos. Isso mesmo: 15 anos.

Além de ser uma solução definitiva, o Sistema Fibersals de impermeabilização tem como principal atributo a praticidade. Para você ter uma ideia, na aplicação do revestimento não é preciso quebrar o piso e gerar entulho. Dessa forma, o ambiente é liberado rapidamente para o uso.

Conheça nossos serviços! Entre em contato!

 

Fonte: ibersals.com.br

Rolar para cima