Manutenção Predial Preventiva

Sobre a Manutenção Predial Preventiva

A manutenção preventiva é toda ação sistemática de controle e monitoramento, com o objetivo de reduzir a probabilidade de uma falta em um equipamento ou degradação de algum serviço, motivado pela segurança de que o usa.

No post de hoje trataremos da Manutenção Predial Preventiva e, como o próprio nome sugere, falarmos da importância de amenizar e prevenir situações de crise em instalações prediais.

O objetivo principal da manutenção é verificar o funcionamento adequado de todos os componentes e instalações da estrutura, analisar os fatores de problema e também aqueles que podem vir a ser e acompanhá-los através de checagens periódicas.

O tamanho da estrutura ou ambiente não importa muito para definir se há ou não a necessidade de manutenção preventiva. Entretanto, quanto maior a instalação, muito provavelmente maior será a complexidade e a necessidade de ser recorrente o plano de acompanhamento. É preciso também desmistificar que apenas prédios antigos precisam da Manutenção Predial Preventiva. As instalações mais atuais tendem a receber mais serviços de engenharia e pessoas circulando todos os dias e, por isso, devem receber também atenção dos mantenedores.

O plano de manutenção pode acontecer todo mês, a cada três meses, ou até mesmo a cada 15 dias, de acordo com a quantidade de sobrecarga do local. A rotina de verificação e checagem do funcionamento de todos os ambientes e máquinas, sobretudo a parte hidráulica e elétrica, visa promover a vida útil superior dos equipamentos e segurança para todos. Além disso, os reparos da manutenção predial preventiva possuem custo menor do que os consertos após o dano.

Quais os serviços executados na Manutenção Predial Preventiva?

Os serviços vão desde inspeção hidráulica, estrutura dos circuitos elétricos, revisão de elevadores, inspeção de gás, equipamentos de segurança, ar condicionado, telhado, áreas comuns, entre outros. Um levantamento preliminar deve ser realizado no local para identificar os potenciais de melhorias e acompanhamento para se propor um plano de checagem de prevenção.

Importância de profissionais especializados

Nesse post explicitamos as principais questões sobre da Manutenção Predial Preventiva e os serviços que fazem parte do plano de manutenção. Ainda, é preciso ressaltar que todo processo deve ser planejado e executado por mão de obra técnica e especializada.

Conheça nossos serviços! Entre em contato!

 

Fonte: nsgengenharia.com.br

Rolar para cima